segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Varizes


Por Luzianni Silva

Cerca de 30% da população geral apresenta algum grau de varizes e a cada cinco indivíduos, pelo menos um deles sofre dessa mesma doença. São dados resultantes das pesquisas da Organização Mundial de Saúde, a OMS. Outros estudos realizados na área médica observaram que a freqüência de varizes nos indivíduos do sexo feminino é quatro vezes maior que nos do sexo masculino e a probabilidade de seu surgimento aumenta proporcionalmente à idade.
As varizes interferem prejudicialmente na saúde física e estética e devido à sua grande incidência é fundamental pensarmos nas ações e medidas preventivas que possam evitar o seu aparecimento e no esclarecimento sobre os tratamentos adequados quando elas já estiverem presentes.
Para as mulheres, as pílulas anticoncepcionais, a gravidez e as terapias de reposição hormonal são consideradas os maiores fatores de risco. No entanto, mesmo estando em desvantagem em relação às estatísticas, as mulheres ganham a vaidade como um aliado positivo para estagnar o quadro evolutivo da doença. Em contrapartida, muitos homens tratam o problema com descaso e tornam os casos de varizes ainda mais graves. No caso deles, as causas mais comuns são o sedentarismo e a postura no trabalho (longos períodos em pé ou sentado).
Os principais sintomas das varizes são edemas no tornozelo, como manchas ou dilatação das veias, dor na sola dos pés e sensação de desconforto, peso, queimação ou falta de firmeza nas pernas. A prática de exercícios físicos, principalmente a caminhada, ciclismo, hidroginástica e a natação, é altamente recomendada na ativação da musculatura e na prevenção da sobrecarga do sistema vascular.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, ter uma vida saudável é a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de varizes.

   “Pessoas que se exercitam e tem uma alimentação rica em fibras sofrem menos com questões de sobrepeso e prisão de ventre. Estes fatores são obstáculos, na região do abdômen, à volta do sangue das pernas para o coração. É isso que faz as veias enfraquecerem e dilatarem, causando as varizes”, explica Eduardo.
Fonte: Angiocamp, Dreidmodafitness.
Um ótima semana para todas vocês
Foca, força e fé 
Um super beijo da Lu.

Um comentário:

  1. Eu tenho.
    É de familia.
    Minha irma operou, mas eu não quero chegar a esse ponto... =(

    Bjs.

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v