quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Treino de Musculação - Queima de Gordura

Bom Dia Meninas Leve Sempre!

Hoje iremos falar sobre o treino de musculação para queimar gordura.
Muitas vezes malhamos, malhamos e não vemos diferença na balança, por consequência achamos que não estamos emagrecendo. Nosso corpo é formado por percentual de gordura e percentual de massa magra, quando malhamos estamos emagrecendo sim, só que antes de perdermos peso nós estamos trocando gordura por massa magra. Exemplo: se você tinha 25% de gordura corporal e pesa 70,0 kg, depois de dois meses de musculação continua pesando 70,0 kg, mas tem 21% de gordura corporal, significa que você perdeu 2,800 kg de gordura ou substitui 2,800 kg de gordura por massa magra.
Quanto mais massa magra você tem no corpo, mais gordura você queima na prática de exercícios. Quanto maior músculo, mais energia ele precisa.
O músculo precisa de no mínimo 48 horas para se recuperar, ou seja se você malhou glúteo hoje, você irá poder malhar esse músculo novamente depois de amanhã.
Se você treina todos os dias deve alternar os grupos musculares a serem malhados durante a semana.





1 - LIMITE OS INTERVALOS ENTRE AS SÉRIES

Para seu treino ter maior eficiência limite os intervalos entre as séries em 30-45 segundos. Estudos recentes mostram que intervalos de 30 segundos tem maior gasto calórico do que intervalos de 1 minuto para mais.

2 - AUMENTE A INTENSIDADE

Outra coisa que torna seu treino mais eficiente na queima de gordura é o aumento da intensidade.
Existem várias técnicas para isso, mas a mais usada é a supersérie, que te obriga a fazer dois ou mais exercícios em se quência e sem descanso. É como treinar em circuito, você alterna dois ou mais exercícios fazendo uma série de cada até terminar as três ou mais séries do treino.

3 - TROQUE O TREINO SEMPRE

Nosso corpo tem uma incrível capacidade de adaptar a qualquer situação que lhe é exposto, com exercícios não é diferente. Estudos mostram que 4 semanas é o suficiente para que o corpo se adapte a uma rotina de treino, ou seja se depois de quatro semanas você não mudar o treino ou não aumentar o peso você vai parar de ter resultados.
Aumente os pesos, mude o treino, diminua o intervalo entre as séries, não se acomode para que seu corpo continue queimando gordura.

4 - DESCANSE

Quanto mais massa muscular você tem, mais caloria você queima e para se ter um bom rendimento é necessário que seus músculos descanse.
Dê mais importância para suas noite de sono, para promover a recuperação dos músculos e não perder a eficiência nos próximos treinos.

5 - AERÓBICOS DEPOIS DA MUSCULAÇÃO

Fazer cárdio após o treino queima mais calorias. Um estudo descobriu que fazer aeróbico 30 minutos depois da musculação, aumenta o processo metabólico em 20% pelos 2 dias seguintes ao treino.
Uma vez que a reserva de carboidratos do corpo já acabou, o corpo passa a queimar gordura.




6 - ABDOMINAIS PARA QUEIMAR GORDURA

Se o objetivo é queimar gordura localizada, diminua um pouco o peso e aumente as repetições. Ou faça com um peso que te permita fazer no mínimo 20 repetições com intervalos de no máximo 60 segundos. E mantenha o foco no aeróbico, pois é o melhor exercício para queimar as gordurinhas da barriga.


7 - MAIS PESO, MENOS GORDURA

Aumentar a carga em mais ou menos 10% nos seus treinos e fazer de 8 a 10 repetições, vão dar um choque no seu metabolismo, fazendo com que ele acelere e queime mais gordura.
Essa mudança pode ajudar a queimar até 600 calorias a mais nos dois dias após o treino.

8 - EXERCÍCIOS COMPOSTOS

Monte seu treino sempre com exercícios de movimentos multi-articulares como base, ou seja exercícios que trabalham um conjunto maior de músculos como sulpino, agachamento, barra-fixa, levantamento terra que vão trabalhar mais músculos e consequentemente vão queimar mais calorias.
Exercícios com movimentos isolados, ou que trabalham apenas uma musculatura devem ser a menor parte da sua rotina de treino.

9 - DIÁRIO DE TREINO

Manter um diário de treino é mais importante do que se pensa, anote toda sua rotina, todos os exercícios aeróbicos e anaeróbicos e se possível jogue em algum programa. Faça gráficos, para facilitar a percepção da sua evolução e até mesmo para que você defina novas metas, para ir cada dia mais além.

10 - ALIMENTAÇÃO

A alimentação é essencial na queima de gordura. Mantenha uma alimentação balanceada, com menos ingestão de gorduras e açúcares. Se possível coma mais proteína após o treino para recuperar os músculos trabalhados.




Beijos e Queijos
Letícia Viegas




18 comentários:

  1. Oie L~e, estou nessa situação!!! Boraa ficar linda!

    ResponderExcluir
  2. ADOOORO. Tenho investido paaaacas nos aeróbicos, odeio fazer musculação, então só rola 2 ou 3 vezes na semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na musculação seu metabolismo se mantem acelerado por até dois dias depois do treino, por isso é de suma importância para a queima de gordura.
      Beijos
      Letícia

      Excluir
  3. Isso mesmo Letícia, agora com a informação cientificamente comprovada em mãos é só agir.

    ResponderExcluir
  4. É verdade! Antes fazia só aeróbio e o emagrecimento estava beeeeeeeem lento. Depois da musculação, os resultados foram bem melhores :)
    Beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, com a musculação a queima de gordura dá uma acelerada boa, sem contar na definição né?!!
      Super Beijo
      Letícia

      Excluir
  5. Tenho que criar vergonha na cara e fazer musculação!!! Faço 2 ou 3 horas de exercícios aeróbicos por dia, mas musculação que é bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combinando o aeróbico com a musculação, sua queima calórica será espetacular.
      Você notará a diferença logo no primeiro mês!
      Super beijo
      Letícia

      Excluir
  6. Oi estou devorando seu blog, seus posts são espetaculares, muito bem redigido, explicativo e o mais importante tem tudo o que quero saber. obrigada. estou lhe seguindo.
    bjos

    gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que honra, muitíssimo obrigada!
      Fico lisonjeada com seu comentário e desculpa pela demora pra respondê-lo! =D

      Excluir
  7. Muito boas as suas dicas, estou fazendo academia a 2 meses e continuo com o mesmo peso, vou tentar mudar os meus hábitos agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua firme que logo você verá diferença, mais nas medidas do que no peso.

      Excluir
  8. Oiii então para perder peso é melhor fazer musculação do que fazer o aerobico que é aulas e tudo mais relacionado, to na duvida agora. o que eu faço to com meu peso bem acima e quero eliminar isso, me ajuda faço musculação ou faço só aerobico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bethania! O ideal é fazer as duas modalidades, aeróbico e anaeróbico (musculação) combinados. Com o aeróbico você acelera seu metabolismo apenas durante a prática da atividade, já na musculação seu metabolismo continua acelerado por 36 horas após o fim da atividade. Para queimar gordura é ideal que você faça musculação e no mínimo trinta minutos de aeróbico, podendo ser ou os 30 minutos no final do treino ou divido começando a ser praticado do meio para o final. Porque quando você começa a se exercitar seu corpo queima primeiro seu depósito de carboidrato, só de pois de mais ou menos 20 minutos depois do começo da prática que seu metabolismo acelera e começa a queimar a gordura estocada. O que leva ao engano sobre a musculação é a perda de peso em si, no começo você consegue perder um peso considerável, mas depois essa perda de peso diminui o ritmo. O que que acontece, você está emagrecendo, porém, perdendo gordura e ganhando músculo que é a massa magra. Músculo ocupa mais ou menos 30% do espaço que o mesmo peso de gordura ocupa. Então a melhor forma de medir seu avanço é pelas medidas e pelas roupas. E a maior vantagem da prática da musculação é que você irá emagrecer, mas ficará com copro rígido, ou seja durinha. Enfim a forma certa é combinar aeróbico+musculação+reeducação alimentar! Espero ter te esclarecido. Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/LevePraSempre

      Excluir
  9. Tão importante como o treino de musculação, é a nossa alimentação. Os alimentos são o combustível do organismo. Fornecem a energia e os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma dieta variada com alimentos frescos e vegetais é melhor para a saúde. O primeiro passo que devemos dar para uma dieta saudável é examinar nossos hábitos alimentares. Toda actividade requer energia, o organismo tem de ter capacidade para converter os alimentos em reservas de energia.

    ResponderExcluir
  10. ola sou viciada numa academia já parte da minha vida alimentação tento ser correta açucar óleo e sal eu deleto da minha vida carbo antes dos treinos e proteina sempre depois pirei nessa página amei valeu pelas dicas ....

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v