sábado, 10 de novembro de 2012

Os Benefícios dos Alimentos - Parte II

Olá leitores amigos!
Vamos continuar falando dos inúmeros benefícios de alguns alimentos.

Brócolis

No brócolis existe grande concentração de ácido fólico ou vitamina B9. Há estudos apontando a ação dessa vitamina na regulação das concentrações de homocisteína - quando esse aminoácido está presente no sangue, em grandes concentrações, aumenta o risco de doenças cardíacas, além de ser riquíssimo em fibras

Ricos em antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres das células, os brócolis podem ser potente contra o câncer. São eles: isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e, principalmente, sulforafano. O sulforafano é alvo de diversos estudos por ter grande eficácia na prevenção e no tratamento de tumores. 

Especialistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, apontam mais um benefício do sulforafano, ele produz enzimas que protegem os vasos e de moléculas capazes de reduzir danos causados às células pelo excesso de açúcar.
mais um benefício do sulforafano: eliminar bactérias que afetam os pulmões.

Os brócolis também são aliados do bom funcionamento do estômago e do intestino. O sulforafano do vegetal reduz o nível de infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que infecta a mucosa do estômago e pode provocar úlcera, gastrite e até mesmo câncer de estômago. 
Para preservar ao máximo os nutrientes dos brócolis, prefira prepará-lo cozido ou no vapor, mas mantendo a sua característica tenra para preservar as fibras.




Chocolate Amargo

O chocolate pode sim ser muito saudável, quando consumido com moderação como todo alimento.
Entre as vantagens do alimento para a saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, diminuição da pressão arterial, combate a inflamações e auxílio na resposta imune. Isso é possível porque o chocolate amargo tem alto teor de cacau e, consequentemente, vitaminas (A, E, B1, B2, B3, B6 e B12), ácido fólico e minerais essenciais, como magnésio, cobre, potássio, zinco, cálcio e manganês. Ela destaca ainda a presença dos antioxidantes conhecidos como flavonoides.

Segundo uma pesquisa  publicada em março, o chocolate amargo pode sim auxiliar no emagrecimento. Mas antes de correr para a barra de chocolate, vale a ressalva dos especialistas: o benefício só se torna realidade se o alimento for consumido com moderação e na versão amarga.

Não é de hoje que os especialistas chamam a atenção para o poder antioxidante de um dos componentes mais numerosos no cacau: os flavonoides. Eles estão na massa do cacau e pesquisas já alertam para os seus benefícios, como a ativação da produção de óxido nítrico no organismo, que faz com que os vasos sanguíneos relaxem e a pressão arterial diminua. Assim, com menos stress, a aparência agradece.

Pesquisadores britânicos encontraram no chocolate amargo a solução para quem sofre de Síndrome de Fadiga Crônica. A doença se manifesta por uma profunda fadiga muscular após a prática de exercícios físicos, com sintomas como memória fraca, dificuldade para se concentrar, dor de cabeça, problemas no sono e irritação constante. A explicação para o benefício está no polifenol, substância presente no cacau conhecida também por aumentar os níveis de serotonina no cérebro e reduzir a pressão alta.
Existem estudos que indicam que o consumo do cacau aumenta a concentração do colesterol HDL (colesterol “bom”) e diminui a concentração do LDL (colesterol ruim) nos vasos sanguíneos. Isso acontece devido ao fato de o cacau exercer um fator de proteção aos vasos sanguíneos. Portanto, de certa forma, podemos dizer que o chocolate amargo com altas concentrações do composto traz sim benefícios em relação ao colesterol.
Os benefícios do consumo moderado de chocolate amargo para o coração também já foram comprovados há tempos. Em 2010, o jornal USA Today  divulgou as conclusões de uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard em parceria com o Instituto de Medicina Ambiental, uma instituição sueca.Segundo os pesquisadores, as mulheres que ingerem chocolate com alta concentração de cacau de uma a três vezes por mês ficam mais protegidas ao surgimento de doenças cardiovasculares.



Fonte: http://www.minhavida.com.br - http://www.todaela.uol.com.br/


Beijos
Letícia Viegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

v