segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Diabetes Tipo 2


Hoje eu vou tocar em um assunto que afeta minha família, minha mãe tem e minha vó também teve, e é um dos motivos que me está fazendo tentar mudar minha maneira de viver e buscar um caminho mais saudável. O Diabetes tipo 2 que é também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora na atualidade se vê com maior frequência em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida. Por ser pouco sintomática o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro.

Explicando mais detalhadamente
O diabetes é causado por um problema com o processo de produção ou de consumo de insulina no organismo. A insulina é necessária para levar o açúcar do sangue (glicose) às células, onde fica armazenado e, depois, é utilizado para gerar energia.
Quando se tem diabetes tipo 2, os adipócitos (células de gordura), os miócitos (células dos músculos) e os hepatócitos (células do fígado) não respondem corretamente à insulina. Isso é conhecido como resistência à insulina. Por causa disso, o açúcar do sangue não entra nessas células para ser armazenado e transformado em energia.
Quando o açúcar não consegue entrar nas células, altos níveis de açúcar se acumulam no sangue. Esse processo é chamado de hiperglicemia.

Comparação entre os níveis de glicose no sangue de uma pessoa normal e os de uma pessoa com diabetes

O diabetes tipo 2 normalmente ocorre lentamente ao longo do tempo. A maioria das pessoas com a doença está acima do peso quando é diagnosticada. O aumento da gordura dificulta a utilização da insulina de forma correta no corpo.
O diabetes tipo 2 também pode se desenvolver em pessoas magras. Isso acontece mais frequentemente com idosos.
O histórico familiar e os genes desempenham um papel importante no diabetes tipo 2. Baixo nível de atividade física, má alimentação e excesso de peso em torno da cintura aumentam o risco. Eis a importância de manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios. Não podemos descuidar. Foco, força e fé sempre.
Fonte: Minha Vida.
Luzianni Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

v