sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Combatendo a cólica menstrual : sua alimentação pode ajudar




Oi gentén, tudo bem com vocês ?

Hoje estou aqui pra falar sobre as malditas cólicas mentruais. Eu particularmente sofro muito com elas todos os meses, principalmente quando vem acompanhada de muita dor de cabeça e indisposição.

Há  mulheres que sentem alívio das dores, apenas com o uso de medicamentos e aplicações de bolsas térmicas na região abdominal, mas vocês sabiam que se aumentarmos a ingestão de certos alimentos em até uma semana antes da menstruação, pode-se reduzir a intensidade das dores ??  Simmm !! Alguns alimentos são aliados neste momento.

Segundo pesquisas norte-americanas, é importante ingerirmos alimentos que contém ácidos graxos (ômegas 3,6 e 9) que possuem ação antiinflamatória, como
nozes, amêndoas, abacate, peixes de água fria (salmão, atum, sardinha, cavala), ovos e no azeite .

Outro desconforto master é o inchaço que normalmente sentimos pela retenção de líquidos bem característico dessa época. Para reduzirmos esse sintoma,  devemos consumir alimentos ricos em potássio, magnésio e vitamina B6.  O melão, melancia, pêra, kiwi, morango, uva, abacaxi, limão, aipo, folhas (alface, agrião, salsa, couve), aspargo, tomate, beterraba, cenoura, pepino e aveia são os que mais nos ajudarão e talvez já façam parte do nosso grupo  alimentar, então basta elaborarmos mais refeições com estes ingredientes na semana em que estivermos na TPM .

Algumas dicas expecíficas:

Hortaliças:    devemos optar por alimentos enriquecidos com cálcio e magnésio, dentre eles o agrião. Além de apresentar baixo teor calórico, ele é considerado uma importante fonte de vitaminas A e C .

No caso da cólica menstrual, recomenda-se utilizar o agrião  em salada preparada com folhas cruas e temperada com azeite de oliva, sal e limão. Outra opção é preparar um suco com as folhas e tomar 250 ml, de manhã e em jejum. A bebida também pode ser feita com hortaliças como couve e espinafre, mas neste caso deverá ser ingerida 30 minutos antes do almoço. 

Frutas: Dentre as frutas que ajudam no combate à cólica menstrual, encontra-se o abacaxi, outra fonte de sais minerais e das vitaminas A, B e C. Do seu caule pode ser extraída uma enzima  chamada bromelina, uma substância que não só auxilia na digestão dos alimentos, mas também funciona como antiinflamatório, diminuindo as dores sentidas durante o período menstrual e os dias que o antecedem.

No entanto, apesar de seu valor nutricional, o abacaxi deve ser consumido com moderação, por conta de sua acidez. Para o tratamento da cólica, o ideal é fazer 3 refeições por semana contendo o abacaxi. O mesmo pode ser feito com o melão. Já no caso do maracujá - outra fruta que ajuda a diminuir esse mal-estar - o ideal é fazer um chá com as folhas e raízes, colocando 20 g para cada litro de água. Uma xícara da bebida deverá ser ingerida 3 vezes ao dia. 



É isso aí meninas. Nada como uma alimentação balanceada  com os alimentos certos
! Assim ficará bem mais fácil passar pela pior semana do mês ( pelo menos pra mim é ! ) XD


E vocês ? Notam que algum algum alimento específico ajuda na melhora das dores ?


Foco, força e fé e até semana que vem !


Gaby Genari


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

v