quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Você faz tudo direitinho, mas não consegue emagrecer?

Bom Dia meninas!
Alimentação saudável + prática de exercícios regulares é a melhor combinação para quem quer perder peso e se manter saudável, mas nem sempre funciona. Existem vários outros fatores que podem prejudicar sua perda de peso, além dos excessos alimentares.
Vejamos o que pode estar acontecendo para o seu esforço não estar dando resultado:

DORMIR POUCO

O sono é essencial para  a perda de peso, é durante o sono que você descansa do esforço exercido na atividade física. Se você dorme mal, seu corpo não descansa o suficiente e você não terá força para praticar os exercícios físicos no dia seguinte.
Dados científicos mostram que noites mal dormidas inibem a produção de leptina (hormônio da saciedade) e ajuda na liberação de grelina (hormônio da fome). Ou seja, o apetite aumenta e a sensação de saciedade demora surgir. E faz o hormônio do crescimento aparece em menor quantidade, inibindo o aumento de massa muscular e o metabolismo.




USO DE REMÉDIOS


Certas substâncias encontradas em alguns remédios, podem prejudicar a perda de peso. A cortisona, encontrada na maioria dos remédios que tratam alergias e bronquite, e os hormônios usados em determinadas pílulas e injeções anticoncepcionais são bons exemplos.
Se você notar ganho de peso no começo de algum tratamento, converse com o seu médico e verifique a possibilidade de trocar o medicamento.



ESTRESSE

Esse estado emocional favorece a produção do hormônio cortisol. “Ele é muito importante, pois atua em resposta a situações de perigo”, observa Mônica Dalmacio, mestre em Nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). O problema é que, em excesso, o cortisol leva ao aumento dos depósitos de gordura, além de reduzir as reservas de massa muscular.
Pessoas com problemas emocionais tendem a comer alimentos ricos em carboidratos refinados (que causam mais fome) e gordura.

SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO

De acordo com SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologiaas mulheres que têm essa doença costumam produzir dois hormônios em excesso: a insulina e a testosterona, ambos causam ganho de peso. O primeiro aumenta o apetite e a vontade de comer doces e o segundo aumenta a quantidade de gordura n abdome. 
A doença, no entanto, pode ser contornada sem a necessidade de medicamentos, já que o exercício é o principal tratamento para síndrome do ovário policístico.

ÁLCOOL DEMAIS

As bebidas alcoólicas são carregadas de calorias, e quase sempre vem acompanhadas de petiscos. São inimigos invisíveis da dieta.
Se alguém quiser se divertir sem arriscar a boa forma, deve optar pelo vinho que é uma bebida antioxidante e aumenta o colesterol bom e reduz o ruim. Deve ser ingerida com moderação, uma taça por dia se não houver restrições.



PROBLEMA NA TIREOIDE

O hipotireoidismo é um distúrbio que afeta a tireoide  reduzindo a produção dos hormônios T3 e T4. Quando há déficit dessas duas substâncias no organismo, o metabolismo se torna bem lento.
Você pode continuar se alimentando da mesma forma, mas a resposta do organismo será mais lento. Por isso, pessoas que desenvolvem hipotireoidismo podem ganhar quilos mesmo comendo pouco e fazendo exercícios.

EXCESSOS NO FIM DE SEMANA

Você já parou para pensar se continua se alimentando bem nas sextas, sábados e domingos??
Não adiante comer direitinho, praticar exercícios regulares durante a semana e passar a frituras, cervejas, doces e refrigerantes durante o fim de semana.
O consumo desregulado durante os finais de semana, podem colocar em risco todo o trabalho feito durante a semana. 
Para evitar isso, opte por um dia só um pouco mais desregrado (o famoso dia do lixo) e retome logo a dieta no dia seguinte.

DESCONTROLE EMOCIONAL

O estado psicológico influencia muito no processo de emagrecimento. De acordo com a nutricionista Vanessa Franzen Leite, de Porto Alegre, muitas pessoas usam os alimentos para compensar sentimentos como ansiedade, alegria, tristeza, carência, angústia e por aí vai. Assim, a dieta desanda.
Alimentação saudável e exercícios devem ser sinônimos de alegria e bem-estar e não de um compromisso ou um trabalho árduo, devem ser feitos com prazer.
Um comportamento que facilmente pode gerar frustração e, como conseqüência, ganho de peso, é estabelecer metas muito ambiciosas, como “vou emagrecer 3 kg em uma semana”.

Fonte: www.emagrecendo.com.br

Beijos e Queijos (branco)
Letícia Viegas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

v