sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Vamos que vamos!



   Olá leitores ( as )! Toda sexta falaremos sobre os percalços da nossa batalha com a balança e a vida sedentária. A cada sexta será tratado uma dificuldade específica, que poderá ser sugerida por vocês leitores ( as ) ou experiência própria. Então sem mais delongas, vamos conversar sobre nosso primeiro tema:

Como e quando acordar? 


   O fato é que nós em algum momento da vida começamos a comer demasiadamente, sem nos darmos conta de que estamos engordando, e muito. Até que um belo ( ou feio ) dia nos olhamos no espelho e lá está aquela pessoa obesa, com culotes, celulite exagerada, estrias, manchas e papadinha ( além daquela calça que vestia perfeitamente e agora não passa pelas coxas robustas! ) !!!!

   Não se preocupem, não serão as primeiras (os) e nem as últimas ( os ) a verem esta imagem assustadora no espelho. Afinal quem nunca ficou ofegante ao subir uma escada que atire o primeiro bolinho recheado!

  Os motivos são os mais variados como, o sedentarismo, má alimentação, sentimentos tristes em excesso, distúrbios hormonais, transtornos alimentares entre outros. Todos juntos ou só alguns ou só um. O que de fato ocorre é que comemos pecando na qualidade e na quantidade.

  Em 1974-75 e em 1989 foram realizados dois grande estudos aqui no Brasil. No primeiro, Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF), a freqüência de pessoas muito magras (desnutridas) era quase o dobro da de pessoas obesas já em 1989, a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN) mostrou que a relação tinha se invertido, ou seja, o número de obesos superou o número de indivíduos desnutridos em mais que o dobro.
  A população brasileira passou a conviver com a obesidade e infelizmente a se acostumar com ela ( de preferência em um sofá, comendo Passatempo e vendo o Tufão! ). Escolas, parquinhos e outros ambientes voltados ao publico infanto-juvenil não preocupam-se em ter alimentos saudáveis. Não se preocupam tão pouco em estabelecer planos e diretrizes para EVITAR a obesidade, mórbida ou não.

 Mas em alguns casos, apenas o despertar para vida saudável e a realização de reeducação alimentar e atividade física são suficientes para largar o Bic Mac ou o Bob's Picanha com Milk Shake Ovomaltine!!! Pena que em outros casos não ( e este assunto será tema para um outro post sobre procedimentos cirúrgicos ). Nestes casos ( como o meu ) em que falta apenas VERGONHA NA CARA, as dificuldade são inúmeras.

  O acordar deve se dar o mais rápido possível e ser feito de maneira voluntária e não-forçada, ou seja, desista de tentar empurrar seu ( a ) namorado ( a ) para entrar na boa forma! Temos que a partir daquele dia assustador do espelho que citei no começo buscar ajuda profissional, como nutricionista, personal, cardiologista e outros e se munir de FOCO, FORÇA e FÉ!

  Abaixo algumas dicas que acho indispensáveis para vocês darem o PRIMEIRO PASSO:


  • Procure ajuda profissional : para começar com o pé direito e sem erros e para evitar que seja apenas mais uma " dieta fracassada " não deixe de contar com quem entende do assunto; 
  • Mude sua alimentação HOJE! : não adianta achar que pode refri Diet, que chocolate só hoje não engorda, que pizza só sábado não atrapalha. ENGORDA SIM, NÃO PODE E ATRAPALHA SIM! Comece fazendo boas escolhas e o tempo lhe presenteará com o hábito e a eliminação de muitos quilos.
  • Faça atividade física : não é só uma questão de estética, a A.F. ajuda no metabolismo, na circulação, no condicionamento físico, no sono. Enfim, só benefícios.
  • Faça um diário : pode ser um diário alimentar, com receitas e programação das suas refeições, ou apenas um diário para desabafar. Quando estiver triste e desmotivada ( o ) é só dar uma lida e ver tudo o que passou. Aí perceberá que não poderá por tudo a perder logo agora né?!
  • Beba água! : =D
  • Coma de três em três horas : de maneira MODERADA você deve sim se alimentar de três em três horas, isso evita com que sinta uma enormeeee fome na hora das refeições e esbanje gordice!
  • Aceite os deslizes : não há quem não tenha dado um deslize, é normal, acredite! Mas não faça disso um hábito e nem se martirize. Errou?! OK! Bola pra frente que o objetivo está lá, com ou sem deslizes! ;)

  Essas dicas são generalizadas e ajudarão você a começar a sua R.A. (reeducação alimentar). 

  Outra dica ( mas essa é bem pessoal, mas já vi várias pessoas comentando que fizeram isso também! ): espalhem pela casa fotos suas em um momento magra ( o ) ( se já foi mais magra ) ou do seu momento mais ' gordo ', espalhe mensagens de apoio, fotos de pessoas que conseguiram atingir seus objetivos e lógico muitas dicas sobre A.F. e alimentação saudável.

   Com isso concluo o post de hoje com a mensagem de que A HORA DE ACORDAR É AGORA!
   Levante-se, mova-se e seja Leve Sempre!



Mariana Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

v