terça-feira, 30 de outubro de 2012

Semente de Chia


Olá, tudo bem ???

Desculpe o sumiço..
já imaginam né, 2 semanas de correria = RA e AF totalmente descontrolados... essas duas semanas foram realmente complicadas. E como tudo na vida tive que escolher qual era a minha prioridade no momento (NO MOMENTO, pois hoje me arrependo de não ter me controlado nessas duas semanas, acho que deveria ter agido diferente) porem.. não adianta ficar me lamentando, bola pra frente, e voltar a praticar o INSANITY, né.. rsrsrs

O melhor é que não engordei tanto neste período (apenas 300 gramas, tá poderia não ter engordado nada, mas já foi).

E tenho certeza que o estrago não foi maior, pois durante esse período continuei consumindo A SEMENTE DE CHIA, já ouviram falar nela?? E os reais benefícios??
#super recomendoo!!! ;D






As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em ácidos gordos ómega 3. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas.
Veja 10 motivos e seus benefícios para ingerir a Chia:
1ª Motivo: Efeito de saciedade
A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino.
2º Motivo: ômega 3
A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega 3, teor muito mais elevado do que o encontrado na linhaça.
O fato da chia ser uma fonte riquíssima de ómega 3, torna-a num alimento protetor do coração e do cérebro.
3º Motivo: Cálcio e Ferro
É rica em cálcio, e também contém boro, que ajuda a garantir que esse cálcio seja bem absorvido e utilizado da maneira adequada pelos osso, evitando a osteoporose.
A Chia tem mais ferro que o espinafre, 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre.
Motivo: Proteínas
A semente possui o maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo.
A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte proteico quando comparados a indivíduos sedentários.
Motivo: Combate inflamação:
A gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

Motivo: Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Motivo: Diabete:
Regula os níveis de açúcar no sangue. Devido a sua alta concentração de fibra solúvel que em contato com a água,  forma um gel que é capaz de retardar a conversão dos carboidratos em açúcar, evita os picos de insulina, excelente para os diabéticos.
Motivo: Zinco:
O Zinco melhora a imunidade, paladar, olfato e visão. Ajuda no crescimento e melhora na formação de Colágeno.
Motivo: Colesterol:
Regula os níveis de colesterol. A fibra solúvel regula os níveis de colesterol e a sua composição de ácidos graxos aumenta o colesterol bom HDL.
10º Motivo: Potássio:
O Potássio está presente e as câimbras… Adeus!



O poderoso grão possui...

· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis
· A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza

         A Chia pode ser encontrada facilmente em qualquer loja de produtos naturais e é uma semente que, sem sombra de dúvida, merece fazer parte da nossa dieta, podendo ser consumida em diversas formas: salpicadas em saladas, adicionadas à vitaminas, consumidas com cereais e iogurte ou até mesmo ser misturada a receitas de pães, bolos e tortas.

 Eu costumo tomar ela diluída em agua, uma colher de chá da chia em uma garrafa 500 ml de agua, espero formar um gel e tomo antes do almoço e a noite, apos a janta ,na faculdade, período em que mais tenho fome.



Bjuss a todos

                                                                                     Jessica Müller

Um comentário:

  1. Também estou consumido a chia e gostando dos resultados. Já tomei com água, mas gosto mais é ela com iogurte. Tenho comido no lanche da tarde e com isso tem me ajudado na compulsão que sempre tinha no fim do dia.
    Bjsss

    ResponderExcluir

Volte sempre!

v