segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Frutas Liofilizadas

As novas queridinhas dos adeptos de vida saudável, as frutas liofilizadas (nomezinho difícil) ou frutas que passa pelo processo liofilização. Ao contrário da desidratação, a liofilização o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão, e a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso. O resultado desse processo são pedaços de frutas com coloração e formato originais. O sabor pode variar, enquanto algumas têm seu sabor acentuado e marcante, algumas podem ficar sem graça. Mas de qualquer forma, todos os nutrientes da fruta estão ali.



Pelo fato delas ficarem em menor quantidade, grande parte da fruta é composta de água, 100g do produto podem equivaler a 1 kg da fruta “in natura”. "Trata-se de um produto altamente calórico, com alta concentração de açúcar", avisa Anita Sachs, professora de nutrição da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Ainda assim é mais saudável do as desidratas, que na maioria das vezes sofrem adição de açúcar para ajudar a conservar o produto. Por se tratar de um produto que necessita de alta tecnologia, ainda é um produto de alto custo no mercado, seu valor pode variar entre 5,00 e 8,00 (encontrei preços apenas de uma marca). As frutas depois do processo de liofilização ficam sequinhas e crocantes e são comercializadas em saquinhos, como se fossem salgadinhos de milho. Ótima opção pra comer quando está fora de casa e precisa de um lanchinho rápido.

Mas se como já disse anteriormente, é necessário ter cuidado com a quantidade, por ser bastante calórico. Porém com certeza é uma opção muito melhor do que um saquinho de salgadinho de milho. 

Beijos e Queijos (branco que é mais saudável) 
 Letícia Viegas

2 comentários:

  1. ai acho que mesmo sendo uma opção de lanche fácil de carregar e tals, ainda prefiro a fruta in natura...
    Não gosto muito dessas coisas....
    Mas enfim, é uma dica boa ! :D
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas com certeza além de mais gostosa, a fruta in natura é muito mais saudável! Essas frutas liofilizadas são uma opção para situações de extrema falta de tempo!
      Beijos Aline!

      Letícia Viegas

      Excluir

Volte sempre!

v